| 27/04/2003 17h55min
Não foi desta vez que o Figueirense conquistou a tão desejada primeira vitória no Campeonato Brasileiro 2003. O time empatou em 0 a 0 com a Ponte Preta pela sexta rodada da competição, neste domingo, dia 27, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. A equipe catarinense acumula agora quatro empates e duas derrotas no Brasileirão. Com esse resultado, o Figueirense soma quatro pontos e é o lanterna. A Ponte somou seis pontos.
O alvinegro decidiu mudar a escalação devido a falta de um documento que confirmasse a condição de jogo do meia William e do atacante Léo Macaé junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com isso, entraram em campo Luiz Fernando e Sandro Hiroshi, que fez uma boa estréia com a camisa do Furacão.
Diante de um público de cerca de 8.500 pessoas, o Figueira teve a iniciativa da partida, mas apesar das boas oportunidades, não conseguiu abrir o placar.
Se não fosse por um lançamento de Bilu para Sandro Hiroshi e a arrancada do atacante para um chute equivocado pela linha de fundo, a primeira etapa teria sido muito monótona. O tédio só foi quebrado após o intervalo, graças à melhor postura do Figueirense, que avançou sua linha defensiva, compactou, passou a errar menos passes e pressionou em busca da vitória.
Outro grande momento do jogo surgiu após uma seqüência de acontecimentos. Começou aos 17 minutos da etapa final, com um espetacular tapinha de Édson Bastos, em cabeçada de Adrianinho, em um lance que lembrou muito o milagre operado pelo inglês Gordon Banks na Copa de 70, considerada a maior defesa da história. Foi como se o Figueira tivesse nascido de novo.
Em seguida, Mantena foi expulso e o time paulista ficou com 10 atletas. Percebendo o momento delicado, o técnico Abel Braga sacou seus jogadores criativos e armou a retranca, para garantir o empate, chamando a equipe catarinense para seu campo. As oportunidades foram criadas, ainda que com dificuldade, mas faltou um pé calibrado
para estufar a rede.
Na quinta, o Figueirense volta ao gramado para fazer a partida de volta das oitavas-de-final da Copa do Brasil contra o São Paulo, no Morumbi.
O próximo compromisso do Figueirense pelo Brasileirão será também contra o São Paulo, no domingo, dia 5, outra vez no Morumbi. No mesmo dia, a Macaca recebe o Altético-MG no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).
Com informações do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.