| hmin
As confusões jurídicas do futebol brasileiro provocaram várias reviravoltas durante esta sexta, dia 25, na formação titular do Figueirense para a partida de domingo contra a Ponte Preta. Mas o final foi feliz, e o técnico Vágner Benazzi vai promover as estréias de William e Léo Macaé, contratados na semana passada.
Até a metade da tarde, os dois não poderiam atuar. Mesmo liberados pelo departamento de registro da CBF, foram vetados pelo departamento jurídico do próprio clube. A medida foi tomada pelo vice-presidente João Batista Baby, como precaução diante da disparidade de discursos entre a CBF e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Pelo regulamento da Série A de 2003, para que um jogador tenha condição legal de entrar em campo, é preciso que seu nome conste em um boletim publicado diariamente pela entidade, listando todos os atletas liberados, três dias úteis antes da partida em questão.
Ou seja, para os estreantes da rodada deste domingo, seria obrigatório fazer parte da relação da última terça. Mas a CBF emendou o feriado de Páscoa e Tiradentes com o dia de São Jorge, padroeiro do Rio de Janeiro, onde fica a sede da entidade, e só reabriu as portas na quinta.
Para não prejudicar os clubes, emitiu uma circular isentando todos os atletas desta condição. O problema é que o presidente do STJD Luiz Sveiter concedeu entrevista a emissoras de rádio da capital fluminense invalidando a circular da CBF.
Para o juiz, a decisão contraria o próprio regulamento da competição, o que é verdade, e que iria dar ganho de causa a qualquer clube que entrasse com uma ação no Tribunal contra esta irregularidade.
A decisão prejudicaria principalmente os clubes da Série B, que começa neste fim de semana. Vários não teriam sequer 11 titulares para colocar em campo. Assim, em consenso com o diretor técnico da CBF, Virgílio Elísio, Luiz Sveiter liberou geral.
Apesar das indefinições provocadas pela confusão, o mais provável é que Léo Macaé atue no ataque ao lado de Evair, enquanto William forme a dupla de armação no meio com Bilu.
O lateral-direito Pedro, que também foi liberado para atuar juntamente com os outros dois recentes reforços vai ficar de fora pois sofreu entorse no joelho direito no treino desta sexta e deve ficar cerca de três semanas em recuperação.
MAURICIO XAVIER/DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.