Notícias

 | 30/05/2009 14h10min

Ironman reúne 1,5 mil triatletas no domingo em Florianópolis

Acompanhe informações em tempo real com resultados da prova e trânsito

Florianópolis sedia o Ironman Brasil neste domingo pela nona vez consecutiva. A prova reunirá 1,5 mil competidores, a partir das 7h, em busca de superar os próprios limites. No final da competição, em Jurerê Internacional, onde também é a largada, os triatletas terão percorrido 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42,1 quilômetros de corrida no mar e nas ruas, avenidas e rodovias da capital catarinense. Ano passado, o argentino Eduardo Sturla completou a disputa em 8h28min24seg. Uma prova deste porte também afetará a rotina da cidade, que terá alterações no trânsito para a realização do desafio.

recompensa para os melhores atletas, além da satisfação por completar a prova, é a premiação em dinheiro e uma das vagas para a final do circuito mundial de Ironman no Havaí, em outubro. A etapa de Florianópolis é a única seletiva da América Latina para a decisão.

Siga o Ironman Brasil em tempo real, com informações da prova e do trânsito



Brasileiros na batalha

Entre os favoritos para faturar as vagas, estão alguns brasileiros. É o caso da fluminense Fernanda Keller, bicampeã da prova em 2004 e 2008, e de Carla Moreno. No masculino, destaque para Reinaldo Colucci, segundo colocado em 2007 e quarto em 2005. Melhor colocado do país em 2008, com a quinta colocação, Raul Furtado também está bem cotado para subir ao pódio, assim como Fábio Carvalho.

— O Ironman é meu estilo de vida e minha motivação, por isso continuo competindo e estou em Florianópolis de novo porque adoro o que faço — afirma Fernanda Keller.

Estrangeiros dominam

Em nove edições da prova em Florianópolis, apenas os dois títulos de Fernanda quebraram a hegemonia dos estrangeiros. No masculino, o domínio é argentino, com cinco títulos, três de Oscar Galindez e dois de Eduardo Sturla.

Galindez, com uma virose, não participará da edição 2009. Sturla está confirmado para lutar pelo tri. Entre os atletas considerados favoritos estão ainda o checo Petr Vabrousek e as norte-americanas Heather Gollnick, Lauren Jensen e Dede Griesbauer.

Mudanças no trânsito

Norte da Ilha de SC: A região entre os bairros Canasvieiras e Jurerê terá o trânsito em meia pista no Caminho do Rei (Rodovia Tertuliano Brito Xavier) e na Avenida Madre Villac, em Canasvieiras. Haverá modificações no acesso ao Clube Doze de Agosto e à Praia do Forte pela Avenida Búzios, com desvio pelas ruas internas a partir desta sexta-feira até o encerramento da prova.

SC-401: Das 5h30min e 17h30min de domingo, quem vai do Centro em direção ao Norte da Ilha de Santa Catarina, deve trafegar pela via Marginal da Avenida Beira-Mar Norte até o viaduto do Centro Integrado de Cultura. Na SC-401, o trânsito fica em meia pista do elevado do Bairro Ingleses ao Itacorubi, no mesmo período. Haverá uma intersecção próximo ao elevado de Jurerê.

Avenida Beira-Mar Norte: O trânsito será interditado nos cruzamentos, com duas pistas liberadas de cada lado para os veículos. A prova de ciclismo terá faixa exclusiva junto ao canteiro central nos dois sentidos entre o Shopping Iguatemi e o Terminal Rodoviário Rita Maria das 7h às 15h45min.

Sul da Ilha de SC: Como em 2008, o Túnel Antonieta de Barros e a Via Expressa Sul serão interditados entre 7h e 15h45min, período da prova do ciclismo. O trânsito vindo do Sul da Ilha será desviado pela Costeira, Saco dos Limões e Prainha. O acesso à Avenida Beira-Mar Norte e à Ponte Colombo Salles será feito pela Avenida Paulo Fontes. O motorista deverá se dirigir ao centro da cidade pela Avenida Mauro Ramos ou no acesso próximo ao Tribunal de Justiça. No sentido Norte-Sul da Ilha, haverá um ponto de estrangulamento no CentroSul, com os ciclistas cruzando a pista para entrar no túnel.

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.