| 17/02/2002 20h57min
Fernando Henrique Cardoso foi recebido pelo presidente argentino Eduardo Duhalde, em Buenos Aires, na noite deste domingo, dia 17. Na segunda-feira, FH participa da abertura da Reunião de Cúpula do Mercosul com os presidentes da Argentina, do Uruguai, do Paraguai e dos países associados ao bloco, Chile e Bolívia. Junto com os líderes dos demais países, o presidente brasileiro deve reiterar ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e aos países mais ricos o seu apoio para a recuperação da economia argentina, além de propor a adoção de uma moeda única para o Mercosul.
Duhalde pretende solidificar as relações entre os principais parceiros do Mercosul e busca em FH um sustentáculo que ajude a romper a desconfiança em relação à Argentina por parte do mercado internacional e dos investidores estrangeiros. O governo argentino quer mais apoio para a nova fase de contatos com o Fundo. Depois de ter acabado com o câmbio duplo e deixado a cotação do dólar flutuar, conforme exigiu o FMI, a Argentina ainda não conseguiu garantias de que vai obter o empréstimo. As soluções para os problemas internos do bloco deverão ser anunciadas depois que a Argentina fechar a data e o valor do socorro financeiro do Fundo.
Brasil e Argentina podem rever as medidas antidumping e as barreiras fitossanitárias para a importação e exportação. Poderá ser anunciado um novo Convênio de Crédito Recíproco (CCR). O mecanismo facilita as transações comerciais, ao criar regras mais flexíveis para importações e exportações. As negociações do setor automotivo devem ser retomadas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.