Notícias

 | 26/10/2005 11h30min

UE duvida que consumo de frango cause gripe aviária

Autoridades de saúde não descartam hipótese e recomendam cautela

A Autoridade Européia para a Segurança Alimentar (EFSA), com sede em Parma, declarou hoje que não tem nenhuma prova de que o consumo de frango ou seus derivados cause a gripe aviária, mas não exclui essa possibilidade.

No comunicado, a EFSA mantém as recomendações de cozinhar bem a carne e os ovos, como já tinha recomendado antes, para evitar doenças como a salmonela, conselho que agora estende para prevenir "qualquer risco potencial".

– Embora seja pouco provável que o H5N1 possa passar aos humanos através da carne de frango crua e dos ovos crus, cozinhar a comida adequadamente tornaria o vírus inativo e eliminaria qualquer risco potencial – afirma o comunicado.

Um novo caso de contaminação pode ter ocorrido próximo da África. Um paciente procedente da Ásia foi internado em um hospital da ilha francesa de Reunião, no oceano Índico, contaminado possivelmente com a gripe aviária. Segundo um comunicado, o cidadão foi internado na segunda passada. A nota oficial acrescentou que o doente tinha realizado uma viagem à Tailândia, um dos países afetados pela gripe aviária, junto a outras 19 pessoas.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.