Notícias

 | 21/10/2005 19h33min

Santa Catarina volta a fechar divisa com o Paraná

Estado vizinho confirmou a ocorrência de dois focos de febre aftosa

O governo de Santa Catarina bloqueou novamente o ingresso e a passagem de todos os produtos e derivados de origem animal, grãos e frutas provenientes do Paraná.

A medida foi decretada devido à confirmação de focos de febre aftosa no Estado vizinho.

A decisão do secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Moacir Sopelsa, foi tomada por volta de 18h desta sexta-feira, assim que ele foi comunicado da ocorrência pelas autoridades do Paraná.

O secretário foi informado de que casos da doença foram registrados nos municípios de Maringá, Toledo, Loanda, Amaporã e Grandes Rios, no Norte do Paraná, próximo à divisa com o Mato Grosso do Sul.

Santa Catarina havia proibido a passagem de produtos de origem animal e vegetal no dia 8 de outubro, a partir da notícia de focos da doença no Mato Grosso do Sul.

Na última terça-feira, depois de reunião na véspera com representantes do Paraná e do Rio Grande do Sul, o governo catarinense flexibilizou o bloqueio, permitindo o ingresso de carne bovina maturada e desossada e carne e derivados de aves e suínos do Paraná.

A autorização só ocorreu diante da garantia do Paraná de impedir a entrada de produtos do Mato Grosso do Sul.

A partir desta sexta-feira, entretanto, o bloqueio assume a sua forma mais rigorosa: inclusive produtos destinados exclusivamente para exportação serão bloqueados na divisa Norte de Santa Catarina.

– Estamos em guerra, temos que nos proteger de todas as formas – disse o secretário Sopelsa.

Santa Catarina impede a entrada de animais vivos suscetíveis à febre aftosa (bovinos e bubalinos) no Estado, desde 2000, quando o Rio Grande do Sul registrou foco da doença.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.