Notícias

 | 21/10/2005 17h46min

Paraná identifica suspeita de febre aftosa

Municípios Loanda, Amaporã, Maringá e Grandes Rios podem estar contaminados

Rastreamento realizado pela Secretaria da Agricultura na quinta, dia 20, constatou a suspeita de foco de aftosa em quatro propriedades localizadas nos municípios de Loanda, Amaporã, Maringá e Grandes Rios. O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, explicou em nota técnica que as quatro propriedades receberam animais oriundos de um leilão ocorrido em Londrina no dia 4 de outubro, onde tiveram contato direto ou indireto com animais procedentes do município de Eldorado (MS).

No final da tarde de sexta, dia 21, antes de divulgar a nota, a agência de notícias do governo paranaense informou a identificação de focos em Toledo e Londrina, diferentemente do anunciado agora.
 
Conforme a nota técnica todas as quatro propriedades estão com a vacinação em dia junto ao serviço oficial. Os animais entraram no Paraná no dia 24 de setembro e foram levados a uma propriedade no município de Bela Vista do Paraíso, próximo a Londrina, de onde saíram para o leilão.

Segundo a nota, a suspeita está fundamentada na constatação de sintomas não-específicos e discretos. Contudo, as investigações epidemiológicas, que vinculam esses animais aos procedentes do município de Eldorado (MS), reforçam as suspeitas de se tratar de febre aftosa. Foi colhido o sangue e o soro que está sendo enviado ao laboratório do Ministério da Agricultura, em Recife-PE, para o diagnóstico conclusivo. No momento, as quatro propriedades estão interditadas para toda e qualquer movimentação de animais.

O ministério da Agricultura e os serviços de defesa sanitária animal dos demais Estados estão sendo informados e a secretaria da Agricultura estabeleceu que um comando central funcionará 24 horas. Também foi acionado o Grupo Especial de Atenção às Suspeitas de Enfermidades (Gease).

O secretário da Agricultura baixará atos regulamentando o trânsito interno e interestadual de animais e produtos. As propriedades totalizam 19 animais suspeitos – Maringá (1), Amaporã (3), Loanda (3) e Grandes Rios (12).

RÁDIO GAÚCHA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.