Notícias

 | 21/10/2005 02h30min

Carne brasileira enfrenta rejeição em 41 países

Focos de aftosa encontrados em fazendas do MS impõem restrições ao produto brasileiro no Exterior

BRASÍLIA - Mais 10 países anunciaram ontem que deixarão de comprar carne do Brasil por causa do foco de febre aftosa em Mato Grosso do Sul. São eles: Bolívia, Cingapura, Egito, Moçambique, Namíbia, Noruega, Paraguai, Peru, Ucrânia e Uruguai. Com isso, sobe para 41 o número de países que impuseram restrições comerciais à carne bovina, seja total (de todo o território) ou parcial (só de alguns estados).

A lista de países que vetaram a carne brasileira inclui ainda Cuba, África do Sul, Rússia, Israel, Argentina, Chile e mais a União Européia, que representa 25 países.

Dos países que anunciaram o embargo ontem, Peru e Uruguai foram os que vetaram a carne de todo o país, seja de bovinos ou suínos, além de produtos e subprodutos.

O embargo da Ucrânia refere-se às carnes de Mato Grosso do Sul e do Paraná. A Noruega suspendeu a compra de carne vinda desses dois estados e também de São Paulo. Paraguai e Bolívia não aceitam a entrada de animais vivos suscetíveis à aftosa, além de produtos e subprodutos oriundos de Mato Grosso do Sul. A doença atinge animais de casco dividido, como bois e vacas, cabras, porcos, ovelhas, dentre outros.

O Ministério da Agricultura ainda aguarda o resultado dos exames de material colhido em duas propriedades de Japorã. O município é vizinho a Eldorado, onde foi detectado o primeiro foco no último dia 8.

Eldorado tem confirmados dois focos desde então, na fazenda Vezozzo e na fazenda Jangada. Em Japorã, há três focos, nas fazendas Santo Antônio, São Benedito e Guaíra. A análise do material das outras propriedades ainda com suspeita de ter animais infectados está sendo feita Laboratório Nacional Agropecuário, em Belém.


Notícias Relacionadas

hmin
Rebanho vacinado terá indenização
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.