| 17/10/2005 20h19min
A partir desta terça, dia 18, a carne bovina maturada e desossada do Paraná poderá entrar em Santa Catarina. A decisão foi tomada nesta segunda, em reunião entre o secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, diretores da Cidasc, técnicos do Ministério da Agricultura, e das secretarias de Estado da Agricultura do Paraná e Rio Grande do Sul.
O secretário da Agricultura do Paraná garantiu que o Estado não está permitindo a entrada de carne bovina do Mato Grosso do Sul, que perdeu o status de área livre de febre aftosa depois da ocorrência de foco da doença em cinco municípios próximos às divisas com o Paraná e São Paulo e à fronteira do Paraguai. Em relação à São Paulo, permanece suspensa a compra de carne bovina até que sejam obtidas garantias semelhantes.
A decisão dos três estados do Sul também evoluiu em relação ao trânsito de leite resfriado e in natura do Paraná para Santa Catarina. Passa a ser permitido o transporte deste produto em caminhões isotérmicos e lacrados pelo SIF (Serviço de Inspeção Federal), ainda que as empresas tenham que fazer solicitação de análise de risco às secretarias de Agricultura dos estados de destino.
Além disso, a partir desta terça-feira, está autorizado o ingresso em Santa Catarina de carnes e miúdos de aves e de suínos para o comércio varejista. Desde sábado, havia sido autorizado o ingresso destes produtos desde que para industrialização.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.