| 11/10/2005 20h55min
Mais de 100 caminhões foram impedidos de entrar em Santa Catarina hoje. Os veículos com animais ou produtos animais foram parados nas 15 barreiras da divisa com o Paraná e três na fronteira com o Rio Grande do Sul.
O governo catarinense reforçou a vigilância sanitária após a confirmação do foco de febre aftosa nos municípios de Eldorado, Itacuari, Iguatemi, Japorã e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul.
Ontem, o Estado liberou apenas a entrada de carne para exportação, desde que não fosse proveniente dos cinco municípios da região do foco.
No entanto, as exportações de carnes de Santa Catarina também serão afetadas. Israel e África do Sul já bloquearam a importação de carnes de todo o país, atingindo os produtores catarinenses.
Outro país que deve fechar a fronteira é a Argentina, segundo informações obtidas por um dos vice-presidentes da Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs), José Zeferino Pedrozo.
A Rússia e a Inglaterra suspenderam a importação das carnes do Mato Grosso do Sul. A União Européia restringiu também produtos do Paraná e São Paulo, além do Mato Grosso do Sul.
O vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina, Enori Barbieri, participou hoje de uma reunião em Porto Alegre com o Ministério da Agricultura. O transporte de aves e suínos entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi flexibilizado.
Na sexta-feira haverá um novo encontro, quando Santa Catarina vai solicitar a liberação da entrada de carne bovina maturada e sem osso vinda de outros Estados para compensar a demanda de 200 mil toneladas que o Estado necessita importar por ano.
O gerente de Defesa Agropecuária de Santa Catarina, Roni Barbosa, disse que o Estado está adotando medidas conjuntas com o Rio Grande do Sul e Paraná, para evitar a disseminação da doença.
Somente Santa Catarina investe R$ 25 milhões por ano no controle sanitário, que inclui 43 barreiras sanitárias, 250 barreiristas e a estrutura da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.