| 14/10/2005 00h19min
A chegada de 24 toneladas de carne de Mato Grosso em Porto Alegre pôs em dúvida a eficiência das barreiras sanitárias impostas pelo Rio Grande do Sul e outros Estados brasileiros para conter um possível avanço do vírus da aftosa localizado no Centro-Oeste.
A carga entrou no Estado pela BR-116, em Vacaria, e foi liberada por técnicos da Secretaria de Agricultura, apesar de o governo gaúcho ter fechado suas portas para ingresso de produtos de origem animal.
Antes de chegar em território gaúcho, o veículo cruzou por outros Estados que também proibiram a entrada de carne, como Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Pela manhã, quando o caminhão chegou em seu destino, o armazém da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na Capital, a carga foi retida, mas em breve será liberada, segundo o diretor-técnico do Ministério da Agricultura, José Severo:
– A carne é maturada e desossada, não apresenta riscos de contaminação, mas a circulação estava proibida pelos Estados.
O diretor do Departamento de Produção Animal da Secretaria de Agricultura do Estado, Antônio Carlos Ferreira Neto, prometeu investigar o caso a partir desta sexta. Para o superintendente do Ministério da Agricultura no Estado, Francisco Signor, o episódio é reflexo da falta de preparo do país.
Os equipamentos necessários para desinfecção de veículos estão sendo distribuídos pelas barreiras, mas somente segunda-feira todos estarão operando. No posto fiscal de Marcelino Ramos, os instrumentos disponíveis estavam estragados e por isso um sistema foi improvisado para lavar com iodo os pneus dos veículos motorizados.
Na área federal, também há problemas. O pedilúvio no aeroporto Salgado Filho só foi colocado nesta quinta, nos desembarques nacional e internacional, depois que o equipamento comprado em 2001 e já deteriorado foi restaurado. O instrumento serve para desinfectar os sapatos dos viajantes, pois quem passou por áreas contaminadas pode trazer o vírus na sola.
SEBASTIÃO RIBEIRO - COLABORARAM MARIELISE FERREIRA, FRANCISCO AMORIM, RODRIGO MÜZELL/ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.