| 04/08/2005 11h14min
Os sete tripulantes do Discovery prestaram nesta quinta-feira homenagem a seus sete colegas mortos no desastre do Colúmbia, enquanto a Nasa estuda hoje um quarto passeio espacial para consertar a nave.
Um porta-voz da Nasa no controle de missão do Centro Espacial Johnson, em Houston (Texas), disse que os diretores de operações terão uma reunião hoje para analisar a informação sobre um pedaço de tecido isolante perfurado na cabine do Discovery.
Em breve cerimônia em órbita a 385 quilômetros da Terra, onde o Discovery está acoplado à estação internacional Alfa, a comandante Eileen Collins e o resto dos tripulantes da missão lembraram hoje os astronautas mortos do Colúmbia.
Esta missão do Discovery é a primeira de uma nave espacial desde que em 1º de fevereiro de 2003 o Colúmbia se desintegrou e explodiu quando voltava à Terra. O acidente causou a morte de sete astronautas.
Ontem, quarta-feira, em uma manobra sem precedentes, o astronauta Stephen Robinson fez dois pequenos consertos na parte da frente inferior da fuselagem do Discovery, retirando dois pedaços de material superficial que estavam sobre o material de isolamento térmico.
A Nasa decidirá hoje se dois dos astronautas do Discovery realizarão um quarto passeio espacial para resolver o problema do isolante térmico solto próximo ao guichê da comandante Eileen Collins.
Essa decisão será tomada após a realização de simulações das condições que afetarão o material, de aproximadamente 40 centímetros de comprimento, quando a nave entrar na próxima segunda-feira na atmosfera terrestre a uma velocidade de 22.000 km/h.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.