Notícias

 | 02/08/2005 10h28min

Nasa autoriza conserto da Discovery em órbita

Astronautas fizeram reparo na ISS

A Nasa, a agência espacial norte-americana, decidiu ontem autorizar a saída ao espaço de astronautas da Discovery para realizar reparos de emergência de seu escudo térmico, uma missão inédita desde o início dos vôos dessas naves, em 1981. A operação será realizada amanhã.

Essa será a primeira vez na história dos ônibus espaciais que os astronautas vão aventurar-se a ir até a parte inferior da nave e a primeira em que um reparo será realizado em órbita espacial. Os próprios astronautas perceberam que duas tiras do material que preenche os espaços entre as placas de proteção térmica da nave estão se soltando. Teme-se que essas falhas provoquem um aquecimento anormal da Discovery durante seu regresso à Terra, a uma velocidade de 20 mil km/h.

– Há incerteza porque ninguém tem conhecimento muito profundo a respeito da aerodinâmica nessas alturas e velocidades – disse o subdiretor de programas de ônibus espaciais, Wayne Hale.

Ontem, enquanto os engenheiros da Nasa refletiam sobre a conveniência de reparos, dois astronautas trocaram o giroscópio danificado da Estação Espacial Internacional (ISS). O japonês Soichi Noguchi e o norte-americano Steve Robinson trabalharam mais de nove horas fora da nave para trocar um dos quatro giroscópios da ISS.

Robinson e Noguchi só regressaram para a nave às 14h56min. Os giroscópios são indispensáveis à ISS, que precisa ter uma orientação estável de seus painéis com relação ao Sol para recarregar as baterias que geram a energia elétrica necessária ao funcionamento de quase todos os sistemas a bordo.

As informações são da Zero Hora.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.