| 26/07/2005 09h44min
A Nasa está com tudo pronto para lançar nesta terça a nave espacial Discovery, que nas últimas horas passou por um teste verificando o funcionamento de seus sensores.
No começo da manhã, os sete astronautas que integrarão a tripulação entraram na nave, onde, agora, iniciam as tarefas prévias à decolagem. O lançamento, previsto para as 10h39min (11h39min de Brasília), será a primeiro desde o desastre do Columbia, em fevereiro de 2003.
Os especialistas da Nasa continuam inspecionando a nave durante o processo de abastecimento para detectar problemas no sistema como os que levaram ao cancelamento do lançamento no último dia 13. Os engenheiros ainda não conseguiram determinar por que naquele dia um dos quatro sensores de hidrogênio do grande tanque de combustível externo deu informações falsas.
A Nasa decidiu cancelar o vôo justo quando os sete astronautas que integram sua tripulação, comandados por Eileen Collins, já estavam entrando na Discovery. Os sensores asseguram que os principais motores da nave não operarão se não houver combustível suficiente, o que evitaria um incêndio ou uma explosão catastrófica.
A missão da Discovery, que durará 12 dias, tem como objetivo principal levar equipamentos e mantimentos aos dois ocupantes da ISS, a estação espacial internacional. Entre os equipamentos que a Discovery levará à ISS, estão um giroscópio, uma plataforma externa de armazenamento e um módulo chamado "Raffaello" proporcionado pela agência espacial italiana.
As informações são da Agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.