Notícias

 | 21/07/2005 16h32min

Nasa prepara para terça o lançamento do Discovery

Contagem regressiva começa às 13h de sábado, horário de Brasília

A Nasa, que acredita ter identificado as causas prováveis da falha que interrompeu há duas semanas o lançamento do ônibus espacial Discovery, iniciará no sábado a contagem regressiva para lançá-lo na próxima terça ao espaço.

No Centro Espacial Kennedy, os engenheiros que preparam a nave Atlantis para colocá-la em órbita em setembro iniciaram também hoje a transferência do aparelho de seu hangar protetor para o setor de montagem.

Em 13 de julho o lançamento do Discovery foi suspenso quando faltavam duas horas para a decolagem e os sete tripulantes já estavam em seus assentos devido à falha de um medidor de nível de combustível na base do tanque de 1,8 milhão de litros de oxigênio e hidrogênio líquidos.

Após duas semanas, os especialistas da agência espacial americana chegaram à conclusão de que, de fato, não sabem por que ocorreu a falha, mas a identificaram e repetirão o processo com pleno conhecimento de que o problema possa voltar a acontecer.

A missão do Discovery será a primeira desde 1º de fevereiro de 2003, quando o Colúmbia se desintegrou ao retornar à Terra após uma viagem de 16 dias. No acidente morreram seus sete tripulantes.

A Nasa instalou mais de cem câmaras em terra, na torre e em aviões para registrar o lançamento e detectar qualquer dano que possa atingir o ônibus espacial, que será comandado por Eileen Collins.

A contagem regressiva começa às 13h de Brasília de sábado para o lançamento programado às 11h39min de Brasília de terça, 26 de julho.

Nas 20 horas seguintes os engenheiros vigiarão os quatro sensores do tanque de hidrogênio líquido afetados pela falha há duas semanas.

A Nasa tem um período favorável para o lançamento até 31 de julho. Se não conseguir enviar o Discovery ao espaço antes dessa data, deverá esperar o próximo período, que começa em 9 de setembro.

Para então já está programada a missão da Atlantis, cuja saída do hangar foi adiada porque se detectou uma pressão mais baixa do que a normal em um dos pneus.

Além de realizar sua própria missão em setembro, a Nasa está preparando a Atlantis para servir como nave de auxílio diante de alguma eventualidade na missão do Discovery.

Se o Discovery apresentar algum problema, seus sete tripulantes ficarão na Estação Espacial Internacional que orbita a 385 quilômetros da Terra e a Atlantis os ajudará.

As informações são da agência EFE.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.