Notícias

 | 29/04/2005 22h33min

No último minuto, tricolor vence o Avaí no Beira-Rio

Volante Douglas Silva garantiu os primeiros três pontos na Série B

Foi sofrido, mas o Grêmio conseguiu a primeira vitória de uma longa jornada rumo a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Em um Estádio Beira-Rio com as arquibancadas completamente vazias, o Grêmio venceu o Avaí por 4 a 3 na noite desta sexta, dia 29, em uma partida dramática. Aos 47 minutos do segundo tempo, em uma cobrança de falta que desviou em Marcos Basílio antes de entrar, Douglas Silva marcou o quarto gol do tricolor e garantiu os primeiros três pontos da equipe na Série B.

Apesar da vitória e da evidente melhora do meio para frente, as preocupações do técnico Mano Menezes com o sistema defensivo se confirmaram. Não fosse o gol salvador no finalzinho da partida, o Grêmio teria cedido o empate de um jogo praticamente ganho em duas falhas defensivas. Na primeira delas, quando o tricolor vencia por 3 a 1, o goleiro Eduardo não segurou a cobrança de falta defensável do zagueiro Pedro Paulo. Seis minutos depois, com o Grêmio vencendo por 3 a 2, Alessandro Lopes afastou mal o escanteio cobrado por Carlinhos, a bola bateu na trave e sobrou para Léo Mineiro, livre, empatar o jogo em 3 a 3.

Em compensação, os setores de meio-campo e de ataque foram bem. Os três volantes escalados pelo técnico Mano Menezes – Douglas Silva e os estreantes Jeovânio e Pedrinho – marcaram com disposição e se movimentaram por todos os lados do campo, apesar da condição física dos três ainda não ser a ideal. Pedrinho, por exemplo, teve de deixar a partida aos 21 minutos do segundo tempo, com cãibras.

No ataque, o trio Anderson, Pedro Júnior e Somália foi infernal. Anderson, apontado como o substituto de Ronaldinho no Olímpico, protagonizou lances tão brilhantes quanto os do craque do Barcelona. Dos pés dele, aos sete minutos do primeiro tempo, saiu o primeiro gol do tricolor. O meia recebeu na direita, se livrou de um zagueiro adversário e mandou no canto esquerdo, fazendo Grêmio 1 a 0.

Mas apesar de ser bastante superior nos minutos iniciais, o Grêmio deixou o leão da Ilha empatar. Aos 13 minutos, Fábio Oliveira recebeu ótimo lançamento de Léo Mineiro e só teve o trabalho de tocar na saída de Eduardo para empatar a partida em 1 a 1.

A alegria dos catarinenses, porém, durou pouco. Aos 15 minutos, Pedro Júnior, que mostrou bastante qualidade em sua estréia com a camiseta tricolor, deixou Somália na cara do gol. O centroavante gremista invadiu a área, esperou o goleiro Adinam se definir e tocou na saída dele para fazer 2 a 1.

Na volta do intervalo, o time de Mano Menezes continuou dominando o confronto. Perdendo o jogo, a equipe catarinense teve de se aventurar mais no ataque e acabou cedendo espaço atrás. Em uma investida dessas, os jogadores do Avaí perdram a bola, que parou nos pés de Anderson. O jovem meia abriu espaço na defesa adversária a dribles e foi derrubado na entrada da área, aos nove minutos. Na cobrança de falta, o volante Pedrinho mandou uma bomba, à meia altura, para fazer 3 a 1.

Depois do gol, veio o natural relaxamento dos jogadores do Grêmio e um jogo que parecia fácil se tornou dramático. Em duas falhas do sistema defensivo gremista, o Avaí empatou a partida, e não restou ao Grêmio nada a fazer senão partir para cima do adversário. Desta vez, o tricolor teve sorte. Douglas Silva conseguiu um gol salvador, que contou com a colaboração de Marcos Basílio. Não fosse o desvio do jogador do Avaí, o chute teria sido defendido com facilidade pelo goleiro Adinam. Como se vê, o tricolor teve sorte.

• Veja a galeria de fotos da partida

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.