Notícias

 | 26/02/2005 15h10min

ONU teme que tropas de paz cometam abusos em vários países

Soldados são acusados de cometer violência sexual no Congo

Autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU) temem que o escândalo de abuso sexual envolvendo soldados das tropas de paz na África seja bem mais amplo. Há evidências de que o problema existe em todas as 16 missões do organismo espalhadas pelo mundo.

Abalada pelo abuso disseminado de mulheres e crianças, incluindo estupro coletivo, na República Democrática do Congo, a ONU também encontrou casos de exploração sexual em pelo menos outras quatro missões: no Burundi, na Libéria, na Costa do Marfim e no Haiti.

– Achamos que isso vai piorar antes de melhorar. Esperamos receber mais informações de todas as missões sobre as denúncias. Estamos preparados para isso – disse Jane Holl Lute, secretária-assistente para as operações de manutenção da paz.

Enquanto o organismo mundial busca conter o abuso, pode barrar países de integrarem missões se eles não conseguirem julgar os culpados, mesmo que a ONU esteja sendo pressionada para encontrar nações contribuintes, disseram autoridades nesta sexta, dia 25.

As informações são da agência Reuters.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.