Notícias

 | 25/02/2005 12h36min

Pelo menos oito soldados da ONU são mortos no Congo

Fonte afirma que também há desaparecidos

Integrantes de milícias mataram pelo menos oito soldados da Organização das Nações Unidas (ONU) em ataque a uma patrulha no leste do Congo nesta sexta, 25, disseram fontes da ONU no país.

– Há pelo menos oito mortos e alguns desaparecidos, disse a fonte.

Uma segunda fonte da ONU confirmou o número de mortes. Kemal Saiki, porta-voz da missão da ONU na República Democrática do Congo, afirmou que o ataque aconteceu na manhã desta sexta no distrito de Ituri, rico em minérios, onde a ONU colocou 4,8 mil soldados.

– Houve danos às forças da ONU, incluindo algumas fatalidades", revelou, sem dar outros detalhes. 

As forças da ONU em Ituri são formadas por quatro contingentes de 850 soldados. Cada contingente contém pessoas de um país: Paquistão, Bangladesh, Marrocos ou Nepal. O distrito é um dos lugares mais perigosos do Congo. Lá as milícias mataram 50 mil civis desde 1999.

O ex-Zaire está lutando para se recuperar de uma guerra de cinco anos, que envolveu outros seis países vizinhos e matou quase 4 milhões de pessoas de acordo com uma agência internacional de auxílio.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.