Notícias

 | 11/01/2005 11h51min

Lula aciona primeira turbina na hidrelétrica de Monte Claro

Geração de 65 MW de energia elétrica é suficiente para atender 180 mil pessoas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acionou a primeira turbina Usina Hidrelétrica Monte Claro no final da manhã desta terça, 11. Lula está acompanhado pelos ministros de Minas e Energia, Dilma Rousseff, e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e pelo governador Germano Rigotto.

A primeira turbina da hidrelétrica gerará 65 megawatts (MW), suficiente para atender 180 mil habitantes. Em fevereiro, com o acionamento da segunda máquina, a hidrelétrica terá capacidade para produzir 130 MW. No total, o complexo, que ainda inclui as unidades de Castro Alves e 14 de Julho, gerará 360MW. Todo o empreendimento deverá estar concluído em 2007, garante o diretor superintendente da Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), Paulo Zuch.

O presidente ficará no Rio Grande do Sul por cerca de duas horas. Lula foi recepcionado em Caxias do Sul pelo governador Germano Rigotto na nona visita ao Estado em dois anos de governo. O presidente já tem a próxima vinda marcada, na quinta edição do Fórum Social Mundial, que ocorre entre 26 e 31 de janeiro, em Porto Alegre. Lula irá superar o número de visitas feitas por Feranando Henrique Cardoso ao Estado, que, em oito anos de governo, esteve nove vezes no Rio Grande do Sul. 

O total de energia gerado pelas três usinas está contratado por mais de 20 anos pela CPFL Geração e pela CEEE e corresponde a cerca de 10% do consumo total do Estado. Embora quase 70% da geração esteja contratada pela CPFL, empresa de São Paulo, a localização do complexo reforça o sistema elétrico do Rio Grande do Sul. Também gera ganhos para o Estado e para os municípios envolvidos. O governo gaúcho ainda festeja o fato de reduzir a compra de energia do sistema interligado, aumentando a circulação de recursos dentro do Rio Grande do Sul.

Com informações de Zero Hora e Rádio Gaúcha.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.