| 11/01/2005 09h15min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acionará a turbina da Usina Hidrelétrica Monte Claro, em Veranópolis, nesta terça, e dará início ao primeiro projeto de grande porte para geração de energia no Rio das Antas. É o que assegura o diretor superintendente da Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), Paulo Zuch.
A primeira turbina tem capacidade de geração de 65 megawatts (MW), suficiente para atender 180 mil habitantes. Em fevereiro, com o acionamento da segunda máquina, a hidrelétrica terá capacidade para produzir 130 MW. No total, o complexo, que ainda inclui as unidades de Castro Alves e 14 de Julho, gerará 360MW. Todo o empreendimento deverá estar concluído em 2007.
Zuch lembra que a obra tem o espírito das Parcerias Público Privadas (PPP), e conta com 30% de participação da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).
O governo do Estado espera economizar R$ 25,5 milhões/ano com a redução das importações de energia elétrica depois da inauguração da primeira turbina da usina. Em fevereiro, quando será inaugurada a segunda máquina, a economia projetada é de R$ 51 milhões pelo Estado com importação de energia.
A chegada de Lula a Veranópolis está prevista para as 11h. Após visitar as instalações da hidrelétrica, às 11h10min, o presidente aciona a primeira turbina, inaugurando oficialmente a usina. Os ministros de Minas e Energia, Dilma Rousseff, e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, participam da cerimônia. Às 12h30min, Lula deixa Veranópolis com destino a Caxias do Sul (RS), de onde embarca às 13h10min para Brasília.
Com informações de Zero Hora e Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.