| hmin
Parlamentares alemães aprovam nesta sexta, dia 26, uma lei polêmica que impõe regras rígidas para o cultivo de transgênicos. A medida foi elogiada por grupos ambientais, mas criticada por agricultores e empresas de biotecnologia.
A lei, que entra em vigor em 1º de janeiro, responsabiliza os agricultores que utilizarem transgênicos legalmente por qualquer contaminação de lavouras não-transgênicas, e os obriga a declarar todos os cultivos geneticamente modificados.
Os opositores da medida, que incluem a associação de produtores agrícolas (DBV), argumentam que as regras dificultarão as pesquisas. O governo e grupos ambientais como o Greenpeace afirmam que a lei é necessária para proteger consumidores e agricultores.
A ministra da Agricultura, Renate Kuenast, que pertence ao partido ambientalista dos Verdes e também é responsável pela defesa do consumidor, disse estar satisfeita com a "transparência" da medida.
Em um comunicado, o DBV afirmou que "o resultado da lei dos transgênicos será o negligenciamento da pesquisa e do desenvolvimento, que são necessários para analisar de modo adequado as vantagens e desvantagens da tecnologia genética vegetal."
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.