| hmin
Pela primeira vez na história do evento, a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), maior feira de agronegócios da América Latina, terá como tema a agricultura familiar. A Agrishow 2004, que começou nesta segunda-feira, dia 26, e vai até o dia 1º de maio, em Ribeirão Preto, São Paulo, deverá receber mais de 20 mil agricultores familiares de todo o Brasil.
Os pequenos produtores assistirão a demonstrações de equipamentos voltados exclusivamente para a atividade e poderão fechar negócios nas agências bancárias montadas na Feira. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) montou um estande exclusivo, onde os visitantes poderão conhecer as linhas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e saber como podem obter crédito rápido e sem burocracia.
De acordo com o governo federal, neste ano-safra, mais de 40 mil agricultores familiares brasileiros modernizaram as propriedades adquirindo máquinas e equipamentos que possibilitam safras de maior produtividade e mais rentáveis utilizando linhas de financiamento do Pronaf.
Até agora, mais de R$ 250 milhões foram repassados aos produtores com taxas de juros de 4% ao ano para que eles adquirissem tratores, colheitadeiras, máquinas de plantio direto, ordenhadeiras, entre outros equipamentos. Os números, recordes, mostraram à indústria de máquinas e equipamentos que a atividade é um mercado potencial em expansão.
– O Pronaf está possibilitando que os agricultores familiares se modernizem, ganhem mais dinheiro e tenham uma vida melhor no campo – afirma o secretário nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini.
Segundo Bianchini, a expectativa é ampliar o valor dos recursos destinados à compra de máquinas e equipamentos no próximo ano agrícola, que se inicia em julho de 2004. Hoje existem no Brasil mais de 4 milhões de estabelecimentos rurais com características familiares. Juntos eles geram uma produção anual de R$ 57 bilhões, o equivalente a 40% do PIB da agricultura brasileira e plantam a maior parte da comida que chega à mesa dos brasileiros.
De acordo com o último censo agropecuário do IBGE, dos 800 mil tratores adquiridos por agricultores no Brasil, 320 mil, ou seja, 40 %, estão em propriedades familiares com menos de 50 hectares.
– Ampliamos consideravelmente a área de exposição para produtos direcionados à agricultura familiar e mostraremos máquinas de porte menor e mais adequadas a realidade desses produtores – afirma o gerente-geral da Agrishow, Odilão Batista.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.