Notícias

 |  hmin

Oito ministros recebem funcionários públicos nesta segunda

Entidades vão pedir retirada da reforma da Previdência do Congresso

Representantes de 13 entidades do funcionalismo público federal se reúnem nesta segunda, dia 16, com oito ministros para pedir a abertura de negociações sobre a reforma da Previdência. As entidades, em sua maioria filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT), vão entregar uma carta aos ministros solicitando audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é solicitar a retirada da proposta de mudança da Previdência do Congresso.

Para o Planalto, a reunião entre sindicalistas e ministros servirá para oficializar a criação de uma mesa permanente de negociações, com a qual o governo espera atrair o apoio dos servidores ligados ao PT e isolar os dissidentes. O governo está disposto a negociar com os servidores planos de carreira e de saúde e regulamentação das relações funcionais para a categoria. A mesa pretende ainda começar a discutir as bases salariais para o funcionalismo federal em 2004.

Os sindicalistas ligados às entidades de servidores públicos estão divididos quanto ao apoio ao governo. Essa divisão ficou clara durante a Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais, no sábado, na capital federal, quando foi aprovada por maioria a realização de uma greve a partir do dia 8 de julho. Houve divisão em relação à reforma previdenciária. Parte simplesmente exigiu a retirada. Outra, liderada pela CUT, sustentou a negociação de alguns pontos. A greve aprovada será a primeira paralisação geral do funcionalismo no governo Lula.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.