| 22/02/2008 01h55min
O pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos Barack Obama venceu as primárias do partido entre os eleitores americanos que vivem no exterior.
O senador por Illinois ganhou as primárias no Exterior com ampla vantagem sobre Hillary Clinton, com 65% sobre os 32% recebidos pela senadora por Nova York, segundo a CNN.
Mais de 20 mil cidadãos americanos que vivem no Exterior votaram pela internet, pelo correio e pessoalmente do dia 5 de fevereiro, a superterça, ao dia 12 deste mês.
Os eleitores americanos residentes em 164 países votaram pela internet e compareceram a "colégios eleitorais" instalados em hotéis, bares e cafeterias, segundo a imprensa local. As maiores comunidades de emigrantes americanos se encontram no Canadá, no México e no Reino Unido.
No Brasil,46 votos foram registrados pela internet. Obama obteve 32 votos (69,6% ), contra 14 (30,4%) de Hillary.
A apuração durou mais de uma semana, e os resultados definitivos foram divulgados nesta quinta-feira.
Nas primárias democratas no Exterior, havia 22 delegados em jogo, oito dos quais são superdelegados, membros do Partido Democrata que não comprometem seu voto na Convenção Democrata, que decidirá em agosto, em Denver (Colorado), o candidato para as eleições presidenciais de novembro.
O senador por Illinois conta atualmente com uma ligeira vantagem no número de delegados sobre Hillary.
Obama já possui 1.319 delegados, enquanto Hillary soma 1.250 representantes, segundo a CNN.
Se nenhum dos dois pré-candidatos conseguirem os 2.025
delegados necessários nas primárias e caucuses do partido para ser
declarado candidato, os superdelegados teriam a última palavra.
O Partido Republicano não realiza primárias entre os eleitores americanos que vivem no Exterior, mas neste final de semana ocorrerão disputas eleitorais em territórios americanos, como Porto Rico.
Obama conseguiu 65% dos votos de 20 mil eleitores americanos residentes em 164 países
Foto:
Larry W. Smith, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.