| 14/09/2007 14h17min
Com apenas 16 anos, a gaúcha Mayra Aguiar está a apenas uma vitória de assegurar uma vaga para o Brasil na categoria médio (até 70kg) no judô dos Jogos Olímpicos de Pequim. Na segunda rodada do Mundial da modalidade, disputado no Rio de Janeiro, ela bateu a britânica Sally Conway com um ippon no Golden Score e avançou às quartas-de-final.
A luta entre as duas foi muito disputada, com a brasileira até se arriscando excessivamente em algumas oportunidades, especialmente nos segundos finais. Com 1min24s de duelo, a torcida reclamou um yuko (quando o adversário cai de lado) a favor da brasileira, mas a arbitragem não validou o ponto.
Travado, os cinco minutos de combate foram zerados sem que ninguém pontuasse. Antes do início do Golden Score, Mayra aproveitou para respirar. De volta, encaixou um ippon na rival com apenas 30 segundos de reinício, para delírio dos torcedores que a apoiaram bastante.
Com este resultado, a atleta da Sogipa já garante um lugar nas quartas-de-final, onde vai encarar a norte-americana Ronda Rousey que acompanhou a luta da brasileira e, de acordo com a reportagem da Sportv, chegou a confessar que preferia encarar a britânica por uma vaga na semi.
Mayra e Rousey fizeram a final dos Jogos Pan-Americanos, no mês de julho, e a estrangeira levou a melhor, ficando com a medalha de ouro na disputa. Na ocasião, a norte-americana, que esteve na Olimpíada de Atenas, conseguiu aplicar um ippon na brasileira no último minuto, quando vencia o combate.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.