| 13/09/2007 23h52min
O brasileiro Luciano Correa conquistou a segunda medalha de ouro da história do judô brasileiro em Campeonatos Mundiais. Na decisão do título, ele enfrentou o inglês Peter Cousins, vencendo por ippon a 24 segundos do final.
Antes dele, apenas João Derly havia chegado ao topo do pódio, na edição do Cairo, em 2005. No total, o Brasil possui 17 medalhas em seu histórico na competição.
A conquista da noite desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, foi obtida de virada. Correa foi punido com um shido, que deixou o inglês com um koka de vantagem a 1min42. Cousins passou a administrar o combate, atento à entrada do brasileiro. A torcida procurava incentivar e o inglês acabou punido também, deixando o combate empatado. Faltando 24 segundos para o final, o brasileiro inverteu uma entrada do adversário e encaixou o ippon.
O desempenho do brasiliense confirma a tradição dos meio-pesados brasileiros em campeonatos nacionais. Esta é a sexta medalha conquistada pela categoria na história. Aurélio Miguel puxou a fila com o bronze em Essen-87. Ele mesmo melhorou o resultado com prata em Hamilton-93 e Paris-97. Em Osaka-2003, Mario Sabino ficou com o bronze, mesmo resultado de Correa no Egito.
O caminho do brasileiro até a medalha desta noite começou em grande estilo, batendo o campeão olímpico Igor Makarov, de Belarus, por ippon. No combate seguinte, ele superou o chinês Ning Shao sem nenhuma dificuldade. Na sequência, ele despachou Levan Zhorzholiani, da Geórgia, com mais um ippon. Na semifinal, ele superou o húngaro Daniel Hadfi com ippon no golden score.
– Ser campeão no Rio, não tenho nem palavras. Não estou nem acreditando ainda, tenho de agradecer todo mundo que sempre me apoiou – comemora o judoca.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.