| 17/08/2007 08h37min
O Brasil enviará medicamentos, vacinas e 46 toneladas de alimentos ao Peru, atingido por forte terremoto na noite de quarta-feira. Segundo o Ministério da Integração Nacional, a ajuda foi solicitada pelo governo peruano ao Itamaraty. O transporte dos alimentos será feito pela Força Aérea.
O terremoto de quase oito graus causou muita destruição no Peru. Pelo último balanço, 510 pessoas morreram. Segundo cálculo dos bombeiros que fazem os resgates, outras 1,2 mil pessoas ficaram feridas. Sem serviços básicos e com problemas de comunicação, o Peru continua as buscas por sobreviventes.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) elevou a magnitude do abalo, de 7,9 para 8 graus. Esta é a segunda vez que o USGS corrige a intensidade do tremor. Na quarta-feira, em poucas horas, o terremoto passou dos 7,5 graus iniciais para os 7,9 graus alterados nesta quinta-feira.
O tremor, cujo epicentro foi localizado no mar, 167
quilômetros ao sul de Lima, e que provocou a
emissão de um alerta de tsunami, foi sentido em todo o país em nações vizinhas. Porém, afetou principalmente as cidades de Ica, Chincha e Pisco, no departamento de Ica, e de Cañete, no de Lima.
O governo declarou estado de emergência na região. Além disso, enquanto as autoridades se esforçam para acelerar a chegada de ajuda humanitária, as equipes de resgate trabalham contra o relógio para salvar o maior número de pessoas possível, principalmente em Ica e Pisco.
Peruanos precisaram dormir em praças enquanto equipes de resgate trabalhavam entre os escombros dos edifícios derrubados
Foto:
Martin Mejia
/
AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.