| 22/06/2007 20h59min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na noite desta sexta-feira que a Medida Provisória (MP) que cria uma gratificação para os controladores de tráfego aéreo está pronta, mas só irá para o Congresso Nacional depois que a situação nos aeroportos estiver resolvida. As informações são do Jornal Nacional, da Rede Globo.
Nesta sexta, o presidente cobrou do ministro da Defesa e do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, providências para os problemas no setor aéreo. Foi a cobrança que motivou a Aeronáutica a anunciar medidas para evitar os transtornos nos aeroportos brasileiros.
A relação com os controladores de está cada vez mais tensa. Quatorze funcionários da Aeronáutica foram afastados, ato que provocou reação do Sindicato Nacional dos Controladores de Vôo. A entidade criticou o afastamento de líderes da categoria em Brasília.
Para o sindicato, a decisão da Aeronáutica é equivocada,e disse que os profissionais são responsáveis apenas pelo braço operacional do sistema. Em nota, o sindicato cobrou da Força Aérea melhorias nos equipamentos de controle do tráfego aéreo.
Conforme o site G1, a situação vivida pelos controladores do Cindacta 1, de Brasília, é semelhante ao do dia 30 de março, quando uma paralisação deles causou um caos sem precedentes nos aeroportos do país.
– O clima é de tensão como o do dia 30 – disse ao site um controlador sob condição de anonimato após a postura do comando da Aeronáutica de afastar os líderes considerados "negativos.
Segundo o site, o controlador afirma que a Aeronáutica chegou a proibir que eles saiam para jantar ou almoçar durante o turno de oito horas. Geralmente, um controlador deixava por alguns minutos seu "console"' para comer, e passava, neste período, os aviões para algum colega, o que atrasava os vôos. Essa prática, agora, está proibida, revela o controlador.
A postura do comando Aeronáutica de afastar controladores foi encarada como uma reação para culpá-los pelos problemas enfrentados pelos passageiros nos últimos dias em todo o país.
Transtornos chegaram a afetar a rotina dos passageiros no Salgado Filho, em Porto Alegre
Foto:
Cynthia Vanzella
/
Agência RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.