Notícias

 | 22/06/2007 20h14min

Ministro da Defesa admite novos transtornos nos aeroportos

Nota oficial volta a culpar controladores de tráfego aéreo pelo caos

Em nota divulgada nesta sexta-feira, o ministro da Defesa, Waldir Pires, reconheceu novas ocorrências de transtornos nos aeroportos dentro dos próximos dias,e voltou a culpar os controladores de vôo pela crise no setor.

“Apesar de o governo federal ter tomado várias medidas (...) nos últimos dias um grupo de controladores aéreos vem insistindo em obstruir o direito de ir e vir dos cidadãos”, diz a nota (confira a íntegra abaixo).

Nesta sexta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou do ministro da Defesa e do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, providências para os problemas no setor aéreo. Foi a cobrança que motivou a Aeronáutica a anunciar medidas para evitar os transtornos nos aeroportos brasileiros (veja as medidas no quadro abaixo).

Além disso, o comandante Juniti Saito garantiu o afastamento imediato das “lideranças negativas” dos controladores de vôo de Brasília. O brigadeiro culpou os profissionais pela nova crise aérea e classificou o atual momento como extremamente grave.

Pelo menos treze controladores foram afastados. Eles seriam responsáveis por uma operação padrão que resultou nos diversos atrasos em vôos nos últimos dias no país. Saito afirmou que ocorrerão novas punições, caso os profissionais adotem novamente esse tipo de comportamento.

Confira a íntegra:

NOTA OFICIAL do Ministro da Defesa em relação à crise aérea

Nos últimos meses, a população sofreu com os sérios problemas que ocorreram no tráfego aéreo do país.

Apesar de o governo federal ter tomado várias medidas, como a compra de equipamentos e a contratação de profissionais, nos últimos dias um grupo de controladores aéreos vem insistindo em obstruir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Por esta razão, o presidente da República determinou hoje ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica a imediata aplicação de um plano elaborado para restabelecer, com segurança, a normalidade no transporte aéreo.

O Brasil não será refém de nenhuma categoria profissional. Hierarquia e disciplina devem ser observadas por todos os militares. O fluxo e a segurança do tráfego aéreo serão mantidos a qualquer preço, dentro da lei. O Estado Democrático de Direito tem a responsabilidade de garantir os serviços públicos a todos os cidadãos.

Os próximos dias serão decisivos. Novos transtornos podem ocorrer no início, mas eles serão superados com unidade, serenidade e firmeza de todos os brasileiros.

Waldir Pires, Ministro da Defesa

CLICRBS, COM INFORMAÇÕES DA RÁDIO GAÚCHA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.