| 19/06/2007 21h08min
A operação padrão que suspendeu e atrasou vôos nesta terça-feira em alguns dos principais aeroportos do Brasil foi encerrada por volta das 21h. Conforme o Jornal Nacional, os controladores de tráfego aéreo em Brasília aceitaram retomar as atividades, que devem ser normalizadas durante a noite. Foram cancelados 81 vôos em todo Brasil, o que representa 6% do previsto. Também foram registrados 213 atrasos, 13,4% dos vôos programados.
De acordo com a Infraero e a Associação Brasileira de Controlares de Tráfego Aéreo, os transtornos foram provocados por falha técnica no sistema de radar do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) em Brasília.
A pane ocorreu nos radares de Brasília, segundo o assessor de comunicação da Associação de Controlares, Ulisses Fontinelli. O problema técnico foi nas telas dos radares do Cindacta 1, segundo o major Adolfo Aleixo, do Centro de Comunicação da Aeronáutica. O problema teria sido resolvido pela assistência técnica.
Conforme o G1, no entanto, a operação padrão dos controladores de vôo seria uma reação à decisão da Aeronáutica de prorrogar o prazo de conclusão do inquérito militar que apura o motim no Cindacta 1 (Brasília), no dia 30 de março. O comando teria pedido mais 20 dias para concluir as investigações.
Os controladores de vôo também alegam que as imagens dos radares não estão nítidas e chamam técnicos. Isso atrasa o espaçamento entre as aeronaves. Os controladores podem acompanhar até 14 aviões no ar e estariam acompanhando entre 8 e 9 aeronaves na tela.
Suspensões no Rio e em São Paulo
Com as operações suspensas no início da noite, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Iha do Governador, no subúrbio do Rio, liberou às 20h30min desta terça todas as decolagens para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordesde do país.
Segundo a assessoria da Infraero, os vôos para São Paulo e para a região Sul não chegaram a ter problemas. Passageiros tiveram que aguardar cerca de duas horas para embarcar no Terminal 1.
Além do Rio de Janeiro, em São Paulo também foram registrados atrasos. De acordo com a Infraero, o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, operou com intervalo de 30 minutos entre as decolagens para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Congonhas é o aeroporto mais movimentado do país. O intervalo seria determinação da Aeronáutica.
No Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, são quatro cancelamentos. Decolagens foram suspensas de São Paulo para vários Estados.
Conforme a Infraero, a maioria dos atrasos de mais de uma hora ocorreu em Congonhas (SP), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). O maior número de cancelamentos, 75 no total, foi no Galeão, com 16. O maior percentual, no entanto, foi de Curitiba, 16,2%.
Em Porto Alegre, foram 54 vôos, seis atrasados e um cancelado. Em Florianópolis, houve apenas três atrasos de mais de uma hora, num total de 20 vôos. As informações são do relatório das 18h30min da Infraero.
COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL
Aeroporto de Brasília também sofreu atrasos com a operação padrão desta terça
Foto:
Marcello Casal Jr
/
ABr
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.