Notícias

 | 21/03/2007 10h48min

Pane no Cindacta-2 provoca atrasos em aeroporto de Curitiba

Causa do incidente ainda não foi divulgada

O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta-2) de Curitiba, que monitora os vôos do Sul e em parte do Sudeste e Centro-Oeste, teve uma pane técnica nesta manhã. Segundo a Infraero, estatal que administra os terminais aéreos, houve uma falha no sistema das 7h30min às 9h30min, o que gerou atrasos em pelo menos 19 vôos no Aeroporto Afonso Pena. A causa do incidente ainda não foi divulgada.

No entanto, a Infraero informou que a operação está normalizada na maior parte dos aeroportos do país. Em seu último boletim, a estatal indica que, dos 507 vôos programados até as 9h, 51 tiveram atrasos de mais de uma hora, o que representa 10,1% do total. Em Congonhas, oito vôos de chegada e dois de partida estão em atraso.

Neste domingo, após uma pane no sistema do Centro de Controle Aéreo de Brasília, o Cindacta-1, e do fechamento do aeroporto de Congonhas por duas horas devido à forte chuva, o caos foi instalado em diversos aeroportos do país. Alguns vôos registraram atrasos superiores a 10 horas. A situação foi normalizada a partir de ontem.

Na segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou o ministro da Defesa, Waldir Pires, para uma reunião de emergência e pediu explicações sobre o novo caos aéreo. O presidente determinou uma investigação sobre a crise.

Ontem, depois de um dia de muitas discussões, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o recurso do PT que impede a instalação da CPI do Apagão Aéreo.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.