| 06/12/2006 13h44min
O coronel Franco Ferreira, da reserva da Aeronáutica e especialista em segurança de vôo, afirma que a pane no sistema de rádios do centro de controle de vôos de Brasília, o Cindacta-1, ocorrido na terça, foi provocada intencionalmente pelos controladores de vôo, segundo o site G1.
– Afastar uma decolagem da outra em 30 minutos é uma sabotagem. É uma sabotagem ao sistema em si. Dizer que o radinho não está funcionando e nem o equipamento reserva entrou é outra sabotagem – afirmou ele, em entrevista ao Jornal da CBN, da Rádio CBN, nesta quarta.
O coronel explicou que "cada uma das freqüências (dos rádios) que operam no centro de controle tem back-up e sistema de reserva que entram até automaticamente (em caso de panes)". Segundo ele, "não existe 'pifar todas as freqüências' ou 'quase todas as freqüências' de um determinado centro, num determinado sistema". Para o coronel, os controladores estão preocupados com a divulgação de informações relativas ao envolvimento de profissionais da categoria no acidente com o Boeing da Gol, que caiu no Norte de Mato Grosso em 29 de setembro e matou 154 pessoas.
O presidente Luiz Inácio Lula de Silva se reuniu com o ministro da Defesa, Waldir Pires, e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, na noite de terça, para discutir o caos nos aeroportos brasileiros. Após o encontro, Bueno anunciou a retomada das operações nos terminais e descartou a hipótese de sabotagem por parte de funcionários ou controladores de vôo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.