Notícias

 | 02/11/2006 23h40min

Jogos iniciam em Joaçaba, Luzerna e Herval d'Oeste

Blumenau, novamente, entra como grande favorito ao título geral

A etapa estadual da 46ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) começa nesta sexta, dia 3, nas cidades de Joaçaba, Luzerna e Herval d'Oeste com 6.300 atletas de 79 municípios. Serão disputados 25 modalidades e 40 troféus. O evento termina dia 11.

Joaçaba é sede pela quinta vez – 1967, 1988, 1989, 1998 – e é a segunda vez que os Jasc são realizados em três sedes. A primeira foi em 2004, em Timbó, Pomerode e Indaial.

Antes mesmo da abertura oficial da competição na noite desta sexta, 13 modalidades esportivas terão início. Nas competições de quadra acontecem as estréias do basquete, futsal, handebol e vôlei masculino, além do bolão 16, bocha feminina e punhobol. Também tem início o atletismo, a partir das 8h, no Grêmio Esportivo Comercial, em Joaçaba. A disputa segue até domingo com aproximadamente 400 atletas inscritos.

Ainda estão no programa desta edição caratê, ciclismo, futebol, ginástica olímpica, ginástica rítmica, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, bolão 23, tiro, remo, triatlo e xadrez. Tênis e triatlo, no feminino, estão fora da programação este ano porque não tiveram o número mínimo de inscritos em 2005.

Mais uma vez, a briga pelo título deverá ficar entre Blumenau, a atual tricampeã, e Joinville vice no ano passado. Florianópolis lutará para estar entre os três primeiros lugares e Joaçaba promete melhorar sua 21ª posição da edição anterior.

Blumenau, 37 vezes campeã da competição, estará disputando títulos em 35 troféus e participará com uma delegação formada por 460 pessoas, dentre as quais 364 atletas.

As modalidades mais fortes dos atuais campeões são atletismo, basquete feminino, ciclismo, ginástica olímpica, handebol, caratê, natação, tênis, triatlo, vôlei de praia e xadrez. Eduardo Fischer, que nadava por Joinville, e o ciclista Murilo Fischer, são as grandes novidades da delegação de Blumenau.

Joinville, por sua vez, disputará os Jogos Abertos com 320 atletas em 26 troféus e terá no basquete masculino sua maior força na competição. Também estará forte na ginástica rítmica, tênis de mesa, tênis de campo, futsal, triatlo e tiro ao prato.

Entretanto, nem a força destas modalidades é capaz de fazer com que Joinville pense no título. O gerente técnico da fundação, Jair Raul da Costa, o Bujica, acredita que será difícil tirar o titulo de Blumenau, pois segundo ele, o município do vale do Itajaí investiu muito nos Jasc ao contrário de sua equipe.

– Este ano priorizamos os Joguinhos e a Olesc, tanto é que ganhamos os dois. Mesmo assim lutaremos para fazer bonito na competição.

Florianópolis terá uma equipe formada por 265 atletas, sendo maioria prata da casa, na disputa de 24 troféus. Caratê, ciclismo, judô, natação, tênis, tênis de mesa, futsal masculino, vôlei e o basquete feminino são as maiores apostas da Capital.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.