Notícias

 | 30/10/2006 12h01min

Frei Betto escreve carta para a mãe de Lula

Dona Lindu morreu quando o filho estava preso, em 1980

Frei Betto, velho amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que se afastou do governo desiludido, renovou hoje sua fé no ex-sindicalista, após a reeleição deste domingo. Lula venceu o segundo turno com 60,83% dos votos, contra 39,17% de Geraldo Alckmin. Após a contundente vitória, Frei Betto divulgou hoje uma carta dirigida a "Dona Lindu", a mãe de Lula, morta em 1980, quando o então líder sindical estava preso.

– Tenho uma boa notícia: seu filho acaba de ser reeleito e mais da metade dos brasileiros considera que seu Governo é bom ou ótimo", diz a carta de Frei Betto

Há dois anos, o religioso deixou o cargo de assessor especial que ocupava, desiludido com o rumo da economia. Na ocasião, o amigo e conselheiro de Lula há três décadas chegou a dizer que "o governo é esquizofrênico", porque tem "políticas sociais avançadas e uma política econômica ultraliberal".

Agora, na carta dirigida à mãe do presidente, compara o ex-operário a "um navegante solitário que decide atravessar o oceano em um bote de pesca, enfrenta tufões e maremotos, ondas gigantes e ventos desfavoráveis, e supera todas as adversidades". Relata que Lula "se viu obrigado a fazer alianças com adversários históricos, agradar aos donos do mercado financeiro e submeter-se ao Banco Central", assim como teve que enfrentar "um furacão ético que ameaçou derrubar seu governo", em alusão aos recorrentes escândalos de corrupção.

Frei Betto destaca que, apesar de tudo, "o povo não perdeu a confiança em Lula e, agora, o reelegeu para um novo mandato". Com a fé no velho amigo recuperada, escreveu:
– Tomara que Lula possa agora cumprir suas promessas de reforma agrária, aumentar o investimento em educação, acabar com o desmantelamento da saúde e abrir a porta de saída dos programas sociais, para que os pobres não dependam mais do dinheiro público.

Frei Betto concluiu sua carta dirigindo-se diretamente à mãe de Lula:

– Do Céu, onde a senhora se encontra, ore pelo segundo mandato de seu filho e envie ao Brasil as benções de Nossa Senhora de Aparecida.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.