| 16/10/2006 07h20min
Até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcar no Rio Grande do Sul, no próximo sábado, cinco ministros já terão passado pelo Estado para fazer propaganda do governo federal ou anunciar obras em roteiros oficiais durante a semana.
Planejada pela coordenação nacional da campanha, a presença reforçada do primeiro escalão no Estado já havia sido adotada no primeiro turno da eleição. A estratégia é ampliar a divulgação de ações governamentais nas últimas duas semanas de campanha, com o objetivo de reverter o fraco desempenho do presidente em solo gaúcho. Dos 50 maiores colégios eleitorais do Estado, Lula perdeu para o rival Geraldo Alckmin (PSDB) em 48 municípios.
- Estamos intensificando a vinda de ministros para que haja a continuidade de agendas de governo no Estado e também para que os ministros participem das atividades de campanha, quando possível - disse o coordenador-geral da campanha Lula no Estado, Miguel Rossetto.
Para cumprirem a
missão, os ministros terão agendas
concentradas em cidades e grupos estratégicos. O roteiro foi aberto na sexta-feira passada, quando a ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, reuniu-se com setores do movimento negro, na Capital.
Hoje, o ministro da Educação, Fernando Haddad, visita Santa Maria. Às 16h30min, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, estará em Porto Alegre em encontro do PT com prefeitos de todo o Estado.
Mas o que chama a atenção é a maratona de lançamentos de obras em rodovias planejada para o ministro dos Transportes, Paulo Passos. Entre amanhã e quarta-feira, ele deve ir a São Leopoldo, Esteio, Ivoti e Santa Maria. Já o ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes, terá encontro com cooperativas agrícolas na quarta-feira.
Antes da chegada dos cabos eleitorais de luxo, Dilma acenou ontem na Capital com a redução de impostos em um eventual segundo mandato de Lula, e a criação de políticas tributárias, que garantam a blindagem dos setores gaúchos atingidos pela
taxa de câmbio desfavorável.
Como porta-voz do presidente, a ministra também prometeu a redução dos custos para a agricultura durante caminhada com Olívio Dutra (PT), no Parque da Redenção.
- Temos o compromisso de ajudar o Estado a recuperar a liderança, o protagonismo e as taxas de crescimento. Queremos discutir propostas estruturantes para o Rio Grande do Sul e revigorar setores tradicionais, como o têxtil e o coureiro-calçadista - garantiu Dilma.
Com o terreno preparado, Lula desembarca no Estado na tarde de sábado. Estão previstos breves discursos e caminhadas em Alvorada e em Canoas. No final do dia, haverá grande comício em Caxias do Sul. O plano é que o presidente tenha contato direto com os eleitores nas ruas, o que não ocorreu no primeiro turno no Estado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.