| 02/10/2006 21h09min
O candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB) foi o melhor nos municípios gaúchos entre os seus oponentes. Das 10 cidades do Rio Grande do Sul em que o eleitorado mais apoiou o tucano, em todas a votação ultrapassou os 77%. No caso do candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo entre os municípios que mais lhe deram votos, o índice não passou de 62%.
Ipiranga do Sul foi, proporcionalmente, a cidade gaúcha que mais votos deu a Alckmin: 82,81%. Em Arroio do Padre, Barão do Triunfo, Nova Pádua e Protásio Alves, o eleitorado tucano também passou dos 80% dos votos. Por outro lado, Alckmin não obteve expressiva votação no município de Sagrada Família, em que foi escolhido de 27,5% do eleitorado.
Lula obteve a mais expressiva votação proporcional em Herveiras, onde alcançou 61,15%, enquanto que o menor eleitorado lulista foi registrado em Arroio do Padre, com 11,41% de apoio.
A candidata do P-Sol, Heloísa Helena, recebeu votações mais expressivas na região metropolitana do Estado. Dos 10 municípios que mais apoiaram a senadora, seis deles pertencem à região: Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas e Gravataí. No entanto, mesmo nesses locais, a votação da candidata não ultrapassou 14%.
Alguns dos candidatos à Presidência não chegaram nem sequer a receber votos em alguns municípios gaúchos. Este é o caso de Ana Maria Rangel, em São Domingos do Sul, José Maria Eymael, em Pirapó, e Luciano Bivar, em Áurea.
• Os números finais da apuração
• O mapa do poder no Brasil
cleber.correa@rbsonline.com.br
Cleber de Souza Corrêa
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.