| 02/10/2006 20h04min
Os 10 municípios em que o candidato à reeleição à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve votação mais expressiva ficam nas regiões Norte e Nordeste. Em Manaquiri, Amazonas, Lula recebeu os votos de 93,37% do eleitorado, enquanto em Bacurituba, Maranhão, 92,33% dos votos foram do candidato petista. Dos 10 municípios em que o presidente teve votação mais expressiva, quatro ficam no Maranhão, três em Pernambuco, um no Amazonas, outro no Rio Grande do Norte e mais um na Paraíba.
Dos 10 municípios em que recebeu o menor número de votos, seis deles ficam no Rio Grande do Sul, e o resto deles se divide entre o Sudeste, Centro-Oeste e Sul. O eleitorado do município gaúcho de Arroio do Padre foi o menos lulista do Brasil: somente 11,41% votou pela reeleição do petista.
No caso de Geraldo Alckmin (PSDB), que disputará o segundo turno com Lula, o caso é praticamente o inverso. Seis municípios em que o eleitorado tucano foi mais expressivo são gaúchos, Estado que se caracterizou por apoiar o PT nas eleições anteriores, enquanto que o resto das cidades de eleitorado predominantemente pró-Alckmin se divide entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. No município gaúcho de Ipiranga do Sul, no Rio Grande do Sul, Alckmin foi escolhido por 82,81 % do eleitorado, e, em Marcelândia, Mato Grosso, por 82,64 %.
A rejeição de Alckmin ocorre no território de eleitorado lulista: Norte e Nordeste. No município maranhense de Central do Maranhão, Alckmin foi escolhido por somente 4,11 % dos eleitores, e, em Manaquiri, por 4,37 %.
Cristovam Buarque (PDT), que não conseguiu ir ao segundo turno, teve eleitorado mais positivo no Rio Grande do Sul, assim como Alckmin. Dos 10 municípios em que teve votação mais expressiva – de, no máximo, 28% –, nove deles são gaúchos.
Heloísa Helena, por sua vez, recebeu apoio mais expressivo em municípios cariocas. Das 10 cidades que mais votaram nela, nove são do Rio de Janeiro. Maceió, Alagoas – o berço eleitoral da candidata do P-Sol –, foi o lugar em que ela teve o maior apoio eleitoral: 24,51 % dos votos.
• Veja os números finais da apuração
• O mapa do poder no Brasil
cleber.correa@rbsonline.com.br
Cleber de Souza Corrêa
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.