| 02/10/2006 00h51min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sai em vantagem para o segundo turno em 16 dos 27 Estados. Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a meia-noite, Lula liderava os votos em 16 Estados e o tucano Geraldo Alckmin em 11. Em 2002, o petista havia perdido no primeiro turno apenas em Alagoas, Rio de Janeiro e Ceará. Agora, nesses três Estados, Lula venceu a primeira etapa do pleito com percentuais expressivos.
O presidente recebeu 71,22% dos votos dos cearenses este ano, contra os 39,36% da eleição passada. Em Alagoas, Lula fez 46,63% nesta eleição. Em 2002, o presidente havia obtido 28,60% no Estado. No Rio de Janeiro, o petista conseguiu 49,18%. No pleito passado, Lula fez 40,17% entre os cariocas.
Na eleição deste ano, Lula conseguiu votações recordes, de mais de 70% de votos em Estados como Pernambuco, Maranhão, Ceará e Amazonas, mas o tucano está à frente em São Paulo, maior colégio eleitoral brasileiro. Em São Paulo, com mais de 96% dos votos apurados, Alckmin tem 54,34% e Lula 36,66%.
Lula está à frente em todos os nove Estados do Nordeste e Alckmin em todos os três estados da Região Sul e os quatro Estados da região Centro-Oeste. Os dois candidatos que disputarão o segundo turno das eleições, no próximo dia 29, dividem a liderança dos votos nas outras duas regiões do país. Lula recebeu mais votos em quatro Estados da região Norte (Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins) e Alckmin em três (Roraima, Acre e Rondônia).
No Sudeste, Alckmin conseguiu ultrapassar o número de votos de Lula em São Paulo, mas perde nos três outros Estados para o presidente. Lula está à frente em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. No Rio de Janeiro, com mais de 99% dos votos apurados, Lula obteve 49,18% dos votos e Alckmin 28,86%.
Confira a apuração.
Gráficos do desempenho dos candidatos nos Estados. AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.