Notícias

 | 26/09/2006 22h19min

PT ganha direito de resposta na Folha de S. Paulo

Artigo do jornalista Clóvis Rossi foi considerado ofensivo pelo TSE

O PT conseguiu direito de resposta no jornal Folha de S. Paulo relacionado a um artigo do jornalista Clóvis Rossi. O texto foi considerado ofensivo ao partido, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com o título de Como se faz uma quadrilha, o artigo publicado no dia 22 deste mês diz que o PT deixou de ser um partido e se transformou em uma quadrilha. A resposta tem de ser no mesmo espaço do artigo.

O relator do julgamento, ministro Carlos Menezes de Direito, negou o pedido de resposta do PT alegando que não se tratava de ofensa, mas sim direito de expressão do colunista.

– Penso que a liberdade de imprensa deve prevalecer – justificou. O ministro Cesar Asfor Rocha também negou o pedido por considerar que não se tratava de matéria eleitoral.

Outros quatro ministros, porém, consideram o artigo ofensivo.

– O conteúdo atinge a imagem do partido político no período eleitoral, é altamente ofensivo – afirmou o ministro Cezar Peluso.

O ministro Carlos Ayres Britto destacou que o direito de resposta não atinge a liberdade de expressão dos jornalistas.

– Todo jornalista é livre para exercer sua profissão e continuará livre. O que estamos defendendo é o direito de resposta. A liberdade de imprensa não impede que quem se sentir ofendido peça direito de reposta – afirmou.

O direito de resposta foi concedido com base no art.58 da Lei 9504, assegura tal direito a candidato, partido ou coligação atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação social.

AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.