| 08/09/2006 21h42min
O Grêmio vai faturar cerca de 50 mil euros com a transferência do lateral-direito Maicon do Monaco para a Internazionale de Milão. O clube será indenizado por ter participado da formação do jogador catarinense de 25 anos, que atuou nas categorias de base do Olímpico antes de iniciar a carreira profissional no Criciúma.
– Encaminhamos um fax informando que havíamos participado da formação do Maicon e prontamente a Inter disse que nos pagaria. Eles já solicitaram o número da nossa conta e acredito que nos próximos dias vão fazer a transferência do valor – explicou o advogado Gustavo Pinheiro.
Não é a primeira vez que o Grêmio se beneficia de um negócio envolvendo seus ex-jogadores. Em 2005, o clube contratou uma empresa para fazer um levantamento sobre o paradeiro de cerca de 400 atletas formados no Olímpico nos últimos 10 anos com a intenção de exigir possíveis indenizações da Fifa.
O artigo 21 da lei sobre transferências da entidade, chamada de mecanismo de solidariedade, garante ao clube formador de jogadores até 5% do valor de cada negociação. A porcentagem varia de acordo com o tempo de permanência do atleta no clube. No caso de Maycon, o valor é baixo porque ele permaneceu apenas um ano no Olímpico.
Recentemente, o Grêmio obteve na Fifa a indenização sobre a venda do zagueiro Adriano ao Palermo. O clube ainda busca na entidade indenizações sobre as transferências dos volantes Eduardo Costa (Espanyol) e Emerson (Real Madrid), do meia Eltón (Alavés) e do lateral George Lucas (Celta de Vigo). A expectativa é de arrecadar cerca de 2,5 milhões de euros até o final do ano.
RÁDIO GAÚCHAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.