Notícias

 | 07/09/2006 19h50min

Davydenko está nas semifinais do Aberto dos EUA

Russo eliminou o alemão Tommy Haas por 3 sets a 2

Com recuperação espetacular, o russo Nikolay Davydenko confirmou a boa fase e garantiu lugar na semifinal do Aberto dos EUA nesta quinta. Em duelo realizado no Arthur Ashe Stadium, a quadra central do complexo Billie Jean King, em Flushing Meadows, o número seis do mundo saiu de 2 a 0 de desvantagem e derrotou o alemão Tommy Haas por 3 a 2, com parciais de 6/4, 6/7 (3-7), 6/3, 6/4 e 6/4.

O resultado iguala a melhor campanha do russo em Grand Slam. Ele já havia chegado a uma semifinal no ano passado, quando perdeu para o argentino Mariano Puerta em Roland Garros. Agora, espera o outro duelo do dia, entre Roger Federer e James Blake para saber contra quem duela rumo à inédita decisão de um torneio deste porte.

Para este confronto, o russo certamente estará na torcida por Blake, por motivos óbvios. Se Federer vencer, terá pela frente um adversário que já o derrotou sete vezes em sete jogos, a última delas nas quartas-de-final do Aberto da Austrália deste ano. O curioso é que contra Blake a situação também não é tão animadora: quatro derrotas e nenhum triunfo.

Para chegar à vitória nesta quinta, Davydenko deu seguidos sustos em sua torcida. Ele começou atrás e deu impressão de que não teria forças contra um embalado Haas. Mas recuperou o bom jogo e, aos poucos, abriu espaço. No quinto set, ainda teve 5/2 e saque, mas levou a quebra. Com 5/4 e saque, teve dois break points, mas venceu quatro pontos seguidos para acabar com a chance de empate.

O russo mantém a boa forma e garante outro bom resultado. Ele já havia chegado a duas quartas-de-final de Grand Slam, na Austrália e em Roland Garros. Davydenko tem se apresentado bem nos últimos dois anos e figura entre os top neste período. Especialista no saibro, piso em que conquistou suas melhores campanhas, havia decepcionado na preparação para o Aberto dos EUA.

Nos Masters Series de Toronto e Cincinnati caiu ainda na primeira rodada. Mas sua volta por cima veio na semana seguinte, no Torneio de New Haven, onde conquistou o título. Ele chega, assim, a 10 vitórias consecutivas nas quadras sintéticas. Com a campanha, recupera a quinta posição do espanhol Tommy Robredo e iguala o melhor ranking.

Haas, por sua vez, sai de cabeça erguida, apesar da frustração por ter chegado próximo da vitória. Ele fez ótima campanha, derrotou Marat Safin na rodada anterior e deve se aproximar ainda mais do top 10 (é o 16º). Ele tem três títulos no ano e ainda sonha com uma vaga no Masters de Xangai, torneio que reúne os oito melhores do ano.

GAZETA PRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.