Notícias

 | 06/09/2006 17h05min

Federer segue sem perder sets e vai às quartas

Suiço derrotou francês Marc Gicquel por 3 sets a 0

O número um do mundo Roger Federer cumpriu bem seu papel de favorito e venceu sua quarta partida no Aberto dos EUA sem perder sets. Depois de esperar toda a terça-feira para entrar em quadra e não conseguir, graças à chuva em Nova York, Federer só pôde jogar nesta quarta e não fez feio. Em uma hora e 46 minutos, derrotou o francês Marc Gicquel com tranqüilidade: 6/3, 7/6 (7-2) e 6/3.

A rápida vitória foi importante para o suíço ganhar tempo e descansar para novo jogo nesta quinta-feira. Por causa da chuva, foi obrigado a esperar mais um dia e podia complicar seu estado físico caso tivesse feito jogo duro contra o francês. Agora, espera o confronto entre o norte-americano James Blake, cabeça-de-chave número cinco, e o sueco Thomas Berdych, 12º favorito.

Federer tem vantagem contra os dois e segue como favorito. Com Blake, fez quatro duelos e venceu todos, inclusive dois neste ano, um deles na final do Masters Series de Indian Wells e outro nas quartas de Miami. Contra Berdych, fez cinco confrontos, perdeu um em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, mas ganhou todos outros, sendo três em 2006.

Apesar de ter dois “fregueses” pela frente, Federer fará seu primeiro grande teste. Isto porque até as quartas-de-final, enfrentou jogadores que sequer figuram entre os 50 primeiros (Yeu-Tzuoo Wang, Tim Henman, Vincent Spadea e agora Gicquel, 79º do mundo). A situação é exatamente oposta ao último Grand Slam, em Wimbledon, quando enfrentou desde a primeira rodada tenistas de gabarito.

O tenista segue bem rumo ao terceiro título consecutivo no torneio, para chegar à sua nona conquista em Grand Slam na carreira. Aos 24 anos, tenta também outro importante feito: ganhar pela segunda vez em um mesmo ano três dos quatro maiores torneios do circuito. Antes, conseguiu em 2004. Como agora em 2006, falhou justamente em Roland Garros.

Contra um adversário desconhecido e que tinha as quartas-de-final em Amersfoort como melhor resultado em ATP, Federer foi cauteloso no início, mas conseguiu a vantagem sem trabalho. No segundo set, sem oportunidades de quebras, venceu no tie-break. Já na terceira parcial, garantiu ponta no oitavo game e sacou para a vitória sem dificuldades.

Ele foi bastante superior em seu serviço e marcou 15 aces contra oito do rival. O saque havia sido a principal arma do francês na vitória sobre Gastón Gaudio na rodada anterior. Federer ainda foi mais agressivo, obteve 42 bolas vencedoras contra 26 do rival e errou um pouco mais (29 a 22).

GAZETA PRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.