| 13/08/2006 10h53min
O presidente de Cuba, Fidel Castro, prometeu lutar por sua saúde e afirmou que o país "continuará marchando perfeitamente bem", em mensagem assinada por ele mesmo publicada hoje no jornal comunista Juventud Rebelde. A nota inclui várias fotos do presidente cubano, que hoje completa 80 anos.
As imagens publicadas são as primeiras divulgadas desde que o líder cubano foi operado, razão pela qual, em 31 de julho, cedeu provisoriamente o poder a seu irmão Raúl Castro.
– A todos os que desejaram minha saúde, prometo que lutarei por ela – diz Fidel na mensagem divulgada pela versão digital do citada publicação.
– Queridos compatriotas e amigos de Cuba e do resto do mundo, hoje, dia 13, cheguei aos 80 anos de idade – começa a mensagem do revolucionário, que, em alusão à sua saúde, declara que "dizer que a estabilidade objetiva melhorou consideravelmente não é inventar uma mentira".
Fidel, no entanto, diz que "afirmar que o período de recuperação durará pouco e que já não existe risco algum seria absolutamente incorreto".
– Sugiro a todos que sejam otimistas e, ao mesmo tempo, estejam prontos para qualquer notícia adversa – acrescenta o líder cubano, que assegura que "o país marcha e continuará marchando perfeitamente bem".
Fidel Castro diz ainda que hoje, dia de seu aniversário, sente-se "muito feliz". Além disso, deseja "eterna glória" a seus companheiros de luta, "por resistir e vencer o império, demonstrando que um mundo melhor é possível".
O Juventud Rebelde publica quatro fotos de Fidel vestido com um casaco esportivo com as cores da bandeira cubana (branca, vermelha e azul).
Em uma das fotos, Castro parece falar ao telefone. Em outra, aparece segurando um exemplar do suplemento especial que acompanhou a edição de ontem do diário Granma e que traz na capa uma foto sua com o título: "Absolvido pela história".
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.