Notícias

 | 07/08/2006 15h36min

Dirigente cubano diz que Fidel voltará em poucos meses

Autoridade disse que EUA se enganaram em previsões

O presidente da Casa da América e membro do Conselho de Estado de Cuba, Roberto Fernández Retama, afirmou hoje que Fidel Castro retornará ao governo em poucos meses e ressaltou que, enquanto isso, o país vive uma sucessão "pacífica", contrariando o cenário imaginado pelos Estados Unidos.

– A idéia da Administração dos Estados Unidos era que se Fidel não estivesse à frente de Cuba, o caos se apoderaria do país. Fidel não está à frente e o caos não se apoderou deste país. Os Estados Unidos tinham previsto que não era possível viver uma sucessão pacífica em Cuba. Bem, está ocorrendo uma sucessão pacífica e Raúl se dirigirá ao povo quando considerar necessário –, disse.

O presidente da Casa da América reconheceu que Fidel Castro não voltará ao poder "amanhã", mas "sabemos que em alguns meses o teremos outra vez conosco, e o resto são conjeturas".

Fidel, que em 13 de agosto completará 80 anos, delegou provisoriamente o poder a seu irmão Raúl, de 75 anos, há uma semana, enquanto se recupera de uma delicada operação intestinal.

"A forma como ele reassumirá suas tarefas de governo dependerá naturalmente de sua saúde e de muitas outras coisas", acrescentou Retamar, que apresentou hoje um manifesto aprovado por mais de 400 intelectuais que exigem que os EUA respeitem a soberania de Cuba.

No mesmo ato, Andrés Gómez, que lidera a Brigada Antonio Maceo, um grupo de solidariedade com Cuba estabelecido em Miami, considerou que a transferência de poderes já estava prevista por ocasião dos 80 anos de Fidel, e que a doença apenas antecipou esta decisão. No entanto, Gómez reconheceu que não tem provas disso.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.