Notícias

 | 17/07/2006 14h32min

Lula parabeniza Putin por êxito do G8 em relação ao comércio

Presidentes analisaram o desenvolvimento das relações bilaterais

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou hoje o presidente russo, Vladimir Putin, pelo êxito obtido na cúpula do G8 nos temas referentes ao comércio mundial. Fragmentos da conversa dos dois presidentes foram transmitidos por circuito fechado de televisão no centro de imprensa da reunião do grupo dos sete países mais ricos do mundo mais a Rússia (G8).

– Acho que se não tivessemos chegado a um acordo ontem, teríamos dado um grande passo para trás em relação ao comércio – disse Lula na reunião bilateral que realizou com Putin após o término da cúpula, a qual o Brasil compareceu como convidado.

Comentando a dura oposição da França às reivindicações dos países em desenvolvimento de acabar com os subsídios e tarifas agrícolas, Lula disse estar confiante de que o presidente francês, Jacques Chirac suavizará sua posição".

– Vejo o futuro com otimismo – afirmou Lula.

Durante a entrevista coletiva final do G8, anterior à reunião bilateral, Putin elogiou a "dura posição" adotada pelo presidente brasileiro nas conversas sobre comércio, e suas "permanentes e fortes reivindicações aos países mais ricos". Na reunião, os dois presidentes analisaram o desenvolvimento das relações bilaterais. Apesar de considerarem as relações positivas, ambos concordaram que as relações econômicas e comerciais "poderiam aumentar".

O chefe do Kremlin lembrou que, no ano passado, o volume do comércio entre os dois países aumentou 30%, enquanto Lula indicou o saldo positivo do Brasil neste intercâmbio e pediu um "trabalho conjunto" para equilibrar a balança.

– Um bom comércio é uma via de mão dupla – disse Lula.

Os presidentes da Rússia e do Brasil concordam que a melhor maneira para alcançar este objetivo é a diversificação do comércio. Neste contexto, Putin destacou as boas perspectivas de cooperação que oferecem setores como o espaço, a construção aeronáutica, a agricultura e o setor energético.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.