Notícias

 | 08/07/2006 14h45min

Mauresmo supera fantasmas e conquista Wimbledom

Francesa bateu a belga Henin-Hardenne na decisão deste sábado

A francesa Amélie Mauresmo parece ter estabelecido como meta para o ano de 2006 espantar todos os fantasmas que assombravam sua carreira vitoriosa. Depois de ganhar seu primeiro Grand Slam em janeiro ao vencer o Aberto da Austrália, a número 1 do mundo conquistou neste sábado o Torneio de Wimbledom ao bater a belga Justin Henin-Hardenne por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/3 e 6/4.

Além de marcar seu primeiro título na famosa competição londrina, a francesa começa a colocar por terra uma espécie de descrédito que sofre no circuito, já que costumeiramente não joga bem em finais dos quatro principais torneios de tênis do mundo. Para se ter uma idéia, na final do Aberto da Austrália, ela levantou a taça após a própria Henin abandonar a partida alegando dores no estômago.

Sentindo a pressão, novamente Mauresmo entrou nervosa em quadra e passou por alguns problemas durante o duelo, mas no final, controlou os nervos e fez valer a sua técnica para bater a rival. Para melhorar, a vitória da francesa neste sábado ainda empata o histórico de confrontos entre as duas atletas em 5 a 5.

Mauresmo também volta a levar o título para a França após 81 anos. A última vez que uma mulher francesa levantou o troféu do tradicional torneio na grama havia sido em 1925, quando Suzanne Lenglen conquistou seu sexto título em Wimbledon. Dona de uma melhor campanha na edição 2006, Henin, por sua vez, desperdiçou a chance de conquistar o único Grand Slam que lhe falta na carreira e se tornar a primeira belga a triunfar na grama inglesa.

A partida começou frustrando aqueles que esperavam um duelo muito disputado na quadra central do All England Club. A despeito de ser a número 1 do mundo, Mauresmo parecia mais uma vez sentir o peso que sempre carrega em decisões de Grand Slams e começou errando muito.

Melhor para Henin, que se aproveitava das brechas deixadas pela francesa. Apesar da diferença no placar, as duas mantinham estatísticas praticamente iguais no que se referia ao número de duplas-faltas e winners. Porém, a belga não teve muita dificuldade para fechar o primeiro set em 6/2.

Foi aí que Mauresmo resolveu acordar e tentar acabar com a fama de “amarelar” em decisões de Grand Slam. Com belos golpes de ataque, ela quebrou o saque da belga no segundo game e, após confirmar os seus serviços, abriu 3 a 0 na segunda etapa.

Com Henin sacando no quarto game, as duas atletas mostraram a igualdade de sua força e só depois de uma longa disputa, quando chegou a salvar break-points da francesa, a belga conseguiu confirmar seu primeiro serviço no set que poderia lhe garantir o título.

Mesmo assim, a número 1 do ranking da WTA era um pouco melhor, porém, não conseguia finalizar os pontos decisivos para mais uma quebra sobre a rival. Acabou pagando com o sétimo game, quando teve o saque quebrado por Henin, após golpear a bola de maneira errada e jogá-la para fora da quadra.

A vingança veio logo em seguida, com Mauresmo quebrando mais uma vez o saque da belga. Precisando da vitória no último game, Henin partiu para o ataque com bastante agressividade, mas desperdiçou suas oportunidades com dois erros não-forçados e acabou derrotada no segundo set em um ace da francesa.

O início do tie-break foi marcado pelo equilíbrio, mas confiante com a conquista do segundo set, Mauresmo conseguiu quebrar o saque da belga no terceiro game. Porém, Henin não se entregou e manteve o equilíbrio até o final e chegou a empatar o game decisivo em 30 a 30. Finalmente, em uma bola na rede da número 3 do mundo, a francesa fechou a decisão em 2 sets a 1.

GAZETA PRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.