Notícias

 | 18/05/2006 19h48min

Congresso aprova novo embaixador brasileiro na Bolívia

Frederico Cezar de Araújo trabalhava na embaixada da Áustria

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) deu parecer favorável hoje à designação do diplomata Frederico Cezar de Araújo como novo embaixador brasileiro na Bolívia. Araújo, que era embaixador na Austrália, disse que já notou uma redução do clima antagônico na relação com a Bolívia.

O anúncio da nacionalização dos hidrocarbonetos – feito pelo presidente boliviano Evo Morales, em 1º de maio – foi um balde de água fria nas relações entre Brasil e Bolívia, em função dos investimentos que a Petrobras possui no país andino. O embaixador nomeado disse que já existe um grupo de trabalho formado por técnicos dos dois países para analisar temas como a indenização dos investimentos feitos na Bolívia pela Petrobras. Para o Araújo, a Bolívia é fundamental no processo mais amplo de integração na América do Sul, ressaltou Araújo.

A votação para o novo embaixador tinha sido suspensa no Congresso no início de maio, a pedido do relator, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). O legislador tinha afirmado que só votaria a nomeação após uma audiência pública com o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.