Notícias

 | 15/05/2006 07h40min

Termina prazo do BNDES para possíveis interessados na Varig

Companhia deve ser vendida em julho

Até o final da tarde desta segunda, dia 15, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) receberá as propostas dos eventuais interessados em tomar o empréstimo-ponte que financiará a capitalização da Varig até o momento do leilão.

Hoje também, os possíveis interessados na companhia, que deve ser vendida em julho, poderão tirar dúvidas sobre a operação em uma reunião no auditório no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. No encontro serão prestados também esclarecimentos sobre a alienação judicial das operações da empresa.

O leilão da companhia aérea foi aprovado no dia 9 em assembléia de credores. A proposta prevê a oferta ao mercado das rotas domésticas e internacionais, envolvendo a empresa completa, denominada Varig Operacional, ou apenas da parte nacional (Varig Regional). Nas duas opções incluídas na proposta vencedora, o passivo ficará com a companhia remanescente (Varig de Relacionamento ou Varig Internacional), que permanecerá sob recuperação judicial.

Na semana passada, foi confirmado que o BNDES concederá o empréstimo-ponte sob a forma de financiamento no montante de até dois terços do total ao investidor que queira adquirir os ativos totais ou parte da Varig. O empréstimo está limitado a US$ 250 milhões.

Diante da urgência da operação e desde que os investidores apresentem como garantia do financiamento junto ao banco uma carta de fiança bancária, correspondente ao montante a ser concedido pelo BNDES, o prazo para liberação dos recursos será "curtíssimo",  afirmou o presidente do BNDES, Demian Fiocca. Isso significa que a verba poderá ser financiada pelo banco entre dois a três dias após o dia de hoje, estabelecido como data-limite para a formalização do interesse dos investidores.

No encontro do Tribunal de Justiça, participarão representantes da Varig, dos credores, do Ministério da Defesa e do Tribunal de Justiça do Rio participarão do encontro, além do BNDES, da  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Ministério Público do Estado do Rio. O encontro, vedado aos jornalistas, será reservado aos investidores interessados, segundo a assessoria de imprensa da Varig.

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.