Notícias

 | 11/05/2006 16h43min

BNDES desconhecia parecer sobre risco de dívidas na Varig

Presidente do banco afirma que haverá leilão mesmo assim

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca, disse hoje que desconhecia o parecer da Procuradoria Geral da Fazenda, que alerta que há risco de sucessões de dívidas nas duas propostas de venda da Varig que serão submetidas a leilão. Ou seja, o novo comprador será responsabilizado por débito com os cofres públicos no futuro.

– Isso eu não vi, mas é uma questão para o novo comprador. O banco explicou no comunicado (divulgado ontem) que emprestará a alguém que venha adquirir ativos, ou parte da Varig, dentro de seus critérios bancários. Se o BNDES estivesse querendo comprar uma parte da Varig aí seria relevante qual o entendimento de diferentes órgãos de natureza jurídica do governo. Como essa não é a intenção do BNDES, é uma avaliação que as áreas jurídicas dos potenciais compradores terão de fazer – disse Fiocca, frisando que acredita que haverá leilão.

Ele explicou, ainda, que o BNDES está analisando a possibilidade de financiar o investidor também no momento do leilão. Ontem, o banco divulgou o modelo do empréstimo ponte que será concedido ao investidor que repassará os recursos à Varig até o leilão. Fiocca também esclareceu porque o crédito para o empréstimo-ponte superou os US$ 100 milhões estimados pelo mercado. Segundo ele, houve uma discussão entre os gestores sobre quais poderiam ser as fontes dos recursos.

– Nossa decisão foi disponibilizar esse valor porque, mesmo se não houver outras fontes (de recursos), ele permite que a empresa, segundo os cálculos deles, mantenha o capital necessário até o leilão. Da nossa parte, desde que o investidor tenha condições de tomar o empréstimo no banco, não vamos racionar o recurso – afirmou Fiocca, descartando, no entanto, a possibilidade de o banco entrar no leilão para comprar participação na Varig.

Fiocca disse, ainda, que o banco deverá analisar o mais rápido possível as propostas dos investidores, que deverão chegar ao banco até a próxima segunda-feira.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.