Notícias

 | 20/04/2006 18h38min

Antecipada entrada de banco e consultoria na Varig

Brascan e Alvarez & Marsal administrarão fundo de investimentos

A Justiça concedeu nesta quinta a antecipação da entrada do Banco Brascan e da consultoria Alvarez & Marsal como administradores de um fundo investimentos e particpações a ser criado para captar recursos para a Varig. O banco e a consultoria também serão responsáveis por cuidar da recuperação judicial da companhia aérea. A confirmação da decisão foi dada pelo juiz da 8ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Roberto Ayoub, que conduz o processo de recuperação judicial da Varig.

A antecipação foi pedida pelos credores. Segundo Ayoub, a decisão garante que o processo de constituição dos fundos de investimento seja acelerado em função da situação atual da companhia. Ele ressaltou que o presidente da Varig, Marcelo Bottini, continua no cargo.

– Ele (Bottini) era gestor interino da constituição dos fundos e também presidente da companhia. Agora, passa a cuidar apenas do dia-a-dia da empresa, ou seja, a presidência. Já a empresas especializadas cuidam da gestão dos fundos e da recuperação – disse o juiz.

A direção da Varig divulgou nota para esclarecer que não houve mudanças na administração da companhia e que o Conselho de Administração e a Diretoria da empresa, inclusive o diretor-presidente Marcelo William Bottini, continuam em seus cargos.

Em Assembléia de Credores, realizada no dia 23 de fevereiro, foi determinado que o controle acionário da Varig será exercido pelo Banco Brascan, gestor do FIP Controle, eleito na Assembléia de Nomeações, do dia 5 de abril. Também a consultoria Alvarez & Marsal foi contratada – por indicação dos credores – para assumir os trabalhos de reestruturação da Varig.

O juiz Luiz Roberto Ayoub disse ainda que não recebeu qualquer petição dos sindicatos dos aeroviários e aeronautas solicitando medida judicial para que a BR Distribuidora e a Infraero concedam prazo de 45 dias para que a Varig possa pagar combustível e tarifas aeroportuárias. Os representantes do sindicato informaram que terça-feira à noite tiveram encontro com o juiz, o que foi confirmado por Ayoub. Os sindicalistas também disseram que iam protocolar a petição na quarta-feira.

Segundo Ayoub, no dia 2 de maio está marcada uma assembléia de credores da Varig para discutir a oferta apresentada pela VarigLog para comprar a empresa. Enquanto isso, a VariLog precisa apresentar à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) certidão negativa de débitos com o INSS para que o processo de compra da VarigLog pelo Volo, empresa que tem acionistas brasileiros e o fundo americano Matlin Patterson, possa ser aprovado pela agência reguladora.

Ayoub considera cada vez mais distante a possibilidade de falência da empresa. Um dia depois de a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, ter dito que os problemas da Varig se devem a uma má gestão, o juiz assinalou a importância de manter a Varig em operação.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.